Blog do Waldemar

STAND DO INCRA-MA: Superintendente George Aragão participa da abertura da Agritec de Itapecuru, com o secretário Adelmo Soares

A Superintendência Regional do Incra no Maranhão participa de quinta-feira (26) até sábado (28)  da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão-AgriTEC, no município de Itapecuru-Mirim. A feira tem como principal objetivo promover o contato do agricultor familiar com a informação e novas tecnologias para que ele possa otimizar sua produção de forma quantitativa e qualitativa.

 

A feira reúne expositores de doze municípios que compõem o Território Vale do Itapecuru (Itapecuru; Vargem Grande; Nina Rodrigues; Presidente Vargas; São Benedito do Rio Preto; Urbano Santos; Belágua; Miranda do Norte; Matões do Norte; Anajatuba; Cantanhede e Pirapemas), além de instituições ligadas ao meio rural e movimentos sociais.

 

 A solenidade de abertura realizada na manhã desta quinta-feira (26) contou com a presença do governador do estado, Flávio Dino, de deputados federais, estaduais, prefeitos, secretários de estado, vereadores, representantes do Incra, Iterma, Embrapa, Sebrae, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e movimentos sociais e sindicais.

Durante a abertura oficial, o governador do estado, Flávio Dino, afirmou que tem uma posição clara de apoio à agricultura familiar e que isto é necessário para que haja o desenvolvimento do Estado. “Várias entregas que realizamos hoje no Território Vale do Itapecuru são importantes para a agricultura familiar”, frisou o governador referindo-se às entregas de kits de irrigação, kits de barracas para feiras, assinaturas de contratos para liberação de Pronaf, veículos para agências estaduais que prestam assistência técnica, entre outras.

O prefeito de Itapecuru, Miguel Lauand Fonseca, destacou que a realização da AgriTEC no município é uma grande oportunidade para os agricultores familiares, assentados da reforma agrária e os pequenos produtores aliarem a teoria à prática, por meio da participação nas palestras e oficinas oferecidas durante o evento.

 

 Estande do Incra

A Superintendência Regional do Incra no Maranhão está presente na feira com um estande que funciona das 8h às 18h, e conta com a presença de servidores do órgão que estão prestando informações aos visitantes sobre os programas e ações desenvolvidos.

 “A participação do Incra-MA na AgriTEC aproxima ainda mais a instituição dos agricultores e assentados, ao mesmo tempo em que reforça uma imagem positiva da autarquia para a sociedade, por meio da divulgação das ações que estão sendo realizadas em benefícios dos trabalhadores rurais”, explicou o superintendente do Incra-MA, George Aragão.

O Incra no Maranhão possui 80 projetos de assentamento, com 12.827 famílias assentadas na região do Vale do Itapecuru.

As assentadas  Maria da Paz Costa e Maria Raimunda Licán Correa, ambas do projeto de assentamento Boca da Mata, no município de Itapecuru-mirim, estão comercializando a produção durante a Feira. “Tudo aqui é produzido no nosso lote. Berinjela, mamão, vinagreira, abóbora, macaxeira,fava,maxixe, galinha caipira.Também fazemos parte da União dos Clubes de Mães de Itapecuru e participamos todos os sábados da feira do agricultor promovida pelo Clube”, disse.

Com uma vasta programação, a AgriTEC que é promovida pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (composto pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural-AGERP; Instituto de Colonização e Terras  do Maranhão-ITERMA e Secretaria de Agricultura Familiar-SAF), está em sua quarta edição no ano de 2017 e conta com mesas de debates, palestras, seminários, oficinas e teatro de fantoches.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *