Blog do Waldemar

REI DA PROPINA? Lobão pode ter mais dinheiro guardado que a Casa da Moeda

A julgar pelo volume de propinas que os delatores da Lava Jato, o Ministério Público e a Polícia Federal acusam o senador maranhense Edison Lobão de ter recebido, ele deve estar mais rico que o dono da Microsoft, Bill Gates, ter mais dinheiro guardado que a Casa da Moeda, mais do que está disponível no Tesouro Nacional.

 

Por JM Cunha Santos

Segundo o Blog Marrapá, Lobão deve ser investigado agora em mais inquérito, desta vez envolvendo o Fundo Complementar dos Correios – Postalis, em vista de uma propina de R$ 75 milhões arranjada pelo afamado “Russo”, ex-presidente do Fundo. Trata-se da Operação Custo Brasil, da Polícia Federal, que já mandou alguns menos famosos para a cadeia.

Lobão é um dos principais nomes no rumoroso caso de propinas pagas pela Usina de Belo Monte. Nesse caso a “Operação Leviatã” da Polícia Federal, teria apurado o pagamento de 150 milhões de dólares em propina.

Ainda na semana passada, Rodrigo Brito, da AP Energy delatou ter intermediado propinas entre a Camargo Correa e Edison Lobão, relatando uma romanesca história segundo a qual um táxi haveria transportado a quantia de R$ 800 mil de São Paulo para entregar na residência do senador maranhense em Brasília.

Lobão também foi denunciado pelo ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot, de compor, junto com Jader Barbalho, Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney o chamado “quadrilhão do PMDB”.

Pela Polícia Federal foi acusado, ainda, de receber 1 milhão em propina para favorecer a UTC Constran na obra da Usina de Angra III.

Jorge Nurkin, em investigação que extrapola as fronteiras do país, acusou Lobão de ser sócio de uma holding na Ilhas Cayman, um paraíso fiscal caribenho, a Diamond Moutain, que seria proprietária de um Fundo do qual Lobão deteria 50 % dos ativos financeiros.

Além de tudo isso, raro é o delator da Lava Jato, de Paulo Roberto Costa até os operadores da JBS, que não tenha citado o nome de Edison Lobão em delação premiada por envolvimento em esquemas de pagamento de propinas.

Como se vê, pelo volume de recursos em todas essas operações e delações, Lobão é capaz de ter mais dinheiro guardado que a Casa da Moeda, o Tesouro Nacional.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *