A secretária adjunta de Educação da Raposa, Tânia Santos, e outros integrantes da SEMED participaram de uma oficina do Ministério da Saúde sobre combate à hanseníese, na segunda-feira (16), no Cimar, oferecida para orientar técnicos da Prefeitura do Município, na prevenção e combate à doença.
Do encontro participaram a representante do Ministério da Saúde, Luciane Lima, e a voluntária do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), Francilene Mesquita.
O coordenador de Vigilância Epidemiológica, João Neri, explicou que o município está participando do programa do Ministério da Saúde que trata de abordagens inovadoras para um Brasil livre de hanseníase, com o objetivo de diminuir o índice da doença entre a população.
Os participantes informaram que a oficina teve também a finalidade de reduzir o estigma e o preconceito em relação à doença.
Participaram também técnicos da Secretária de Saúde do município, como enfermeiras do Saúde da Família; do Naf, entre elas a psicóloga e a assistente social; da Assistência Social e CRAS; e da sociedade, da qual foram convidados as entidades de classe, sindicatos e associações do município para que abracem a causa.
Tânia Santos disse que representes da Educação foram convidados porque estão diretamente envolvidos no processo de educação das pessoas, para que tenham o conhecimento necessário para que façam o diagnóstico mais rápido para permitir o tratamento sem que fique com sequelas.