Blog do Waldemar

PRAÇA GONÇALVES DIAS: Violão em destaque em sarau de RicoChoro ComVida na Praça

A cantora e flautista carioca Alice Passos e o violonista paulista João Camarero são os convidados de sábado no projeto. Ela lançou disco dedicado ao violão na canção popular brasileira, tema de roda de conversa de que eles participam na sexta-feira

Após o sucesso da edição inaugural de sua temporada 2017, sexta-feira passada (20), o projeto RicoChoro ComVida na Praça realiza novo sarau musical já neste sábado (28), desta vez tendo como cenário a Praça Gonçalves Dias, o Largo dos Amores, um dos mais bonitos cartões postais da capital maranhense.

As atrações são o DJ Franklin, o Trítono Trio, formado por virtuoses em seus instrumentos – Israel Dantas (violão), Robertinho Chinês (bandolim e cavaquinho) e Rui Mário (sanfona) –, além da cantora e flautista carioca Alice Passos e do violonista paulista João Camarero. A programação tem início às 19h e é gratuita. RicoChoro ComVida na Praça tem produção de Eurica Produções e patrocínio de TVN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão.

Filha da cavaquinhista maranhense Ignez Perdigão, Alice Passos lançou ano passado seu disco de estreia, Voz e violões, no qual canta acompanhada por grandes mestres do instrumento, um time que inclui Dori Caymmi, Guinga, João Camarero, João Lyra, Julião Pinheiro, Mario Gil, Maurício Carrilho, Miguel Rabello, Pedro Messina, Sergio Santos, Theo de Barros, Thiago Amud e Zé Paulo Becker.

“​Conheci o João em São Paulo. Começamos tocando juntos sem pretensão e logo estávamos fazendo diversos shows no Rio e fora dele. Temos o gosto musical muito parecido e por isso a parceria flui super bem”, Alice elogia o parceiro, que vem a São Luís representando o grupo de bambas.

Ele comenta o tamanho da responsabilidade: “​Pra mim é uma responsabilidade grande, mesmo. Porém como eu e Alice já desenvolvemos um trabalho juntos há algum tempo, isso deixa com que as coisas possam fluir com mais naturalidade. De qualquer maneira, gosto de encarar essa experiência de ler a música de outros violonistas sob a ótica deles”.

Ambos comentam as expectativas para sábado. “​Cantar em praça é uma delícia. É um desafio fazer a maioria de show de voz e violão – no final teremos a participação do Trítono – mas vamos com muita vontade de levar a música do Rio de Janeiro, fazer uma homenagem ao [violonista] Baden Powell, que estaria fazendo 80 anos este ano”, revela Alice, antecipando algo do repertório. “​As expectativas são as melhores possíveis. Há tempos que quero conhecer São Luís e os músicos do Maranhão e tenho certeza que essa oportunidade vai me proporcionar grandes encontros”, afirma Camarero, que visita a capital maranhense pela primeira vez.

Roda de conversa – Com o tema “O violão na canção popular brasileira”, Alice Passos e João Camarero participam de roda de conversa gratuita e aberta a interessados/as em geral, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na véspera de sua apresentação no projeto RicoChoro ComVida na Praça. O bate-papo acontece dia 27 (sexta-feira), às 17h.

Serviço

O quê: RicoChoro ComVida na Praça

Quem: DJ Franklin, Trítono Trio, Alice Passos e João Camarero

Onde: Praça Gonçalves Dias, Centro

Quando: dia 28 de outubro (sábado), às 19h

Quanto: grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *