Blog do Waldemar

PESQUISA DATAFOLHA: Cerca de 45% reprovam o trabalho de deputados e senadores

 

> Congresso aprova orçamento com salário mínimo sem ganho real
O dado é o maior registrado pela Datafolha ao longo de 2019, depois das eleições de 2018 provocarem uma das maiores renovações da história no Congresso Nacional. É que o índice de reprovação ao Legislativo, que começou o ano por volta dos 30%, subiu para 35% em agosto e agora em dezembro cresceu mais 10 pontos percentuais. Com isso, a parcela da população que considera a atuação dos deputados e senadores como ótima ou boa caiu de 20% para 14%. Já o grupo que fala de um trabalho legislativo regular variou de 41% para 38%.
Leia mais
No final de 2018, depois das eleições que levaram uma legião de novatos ao Congresso, 56% dos entrevistados pelo Datafolha esperavam que os novos parlamentares tivessem um trabalho ótimo ou bom. O índice de reprovação registrado ao final deste ano mostra uma reversão desse quadro. Contudo, não bate o das épocas de pior avaliação do Legislativo. Em 2017, após a Câmara barrar dois pedidos de impeachment contra Michel Temer, por exemplo, a rejeição chegou a 60%. E na hiperinflação de 1993 foi para 56%.
A Pesquisa Datafolha, publicada pela Folha de São Paulo nesta quarta-feira (18), ouviu 2.948 pessoas em todo o Brasil nos dias 5 e 6 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança de 95%.
> Brasileiros confiam mais em Lula que em Bolsonaro, diz Datafolha
> Tenha a melhor cobertura do Congresso de graça no seu Whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *