Blog do Waldemar

MARANHÃO: Governador Flávio Dino recebe estudantes do Programa Cidadão do Mundo

Um momento de emoção e realização para 80 jovens estudantes da rede pública, durante a cerimônia de pré-embarque para a quinta edição do programa Cidadão do Mundo, na manhã desta quarta-feira (18), no Palácio dos Leões, Centro Histórico de São Luís. A iniciativa do Governo do Estado, proporciona a alunos universitários egressos da rede pública que viajem ao exterior para aprender uma língua estrangeira e conhecer uma nova cultura. Os jovens foram recebidos pelo governador Flávio Dino, que parabenizou a turma. Totalizam 395 estudantes enviados a outros países para o aprendizado em língua estrangeira, por meio do programa estadual.
“Divido com vocês esta conquista individual, mas sobretudo da sociedade. É uma política pública que funciona, é exitosa, quebrando aquela ideia de que só o que é privado funciona. Esse sucesso será o reflexo às demais edições do programa, que vai permanecer. Agradeço a toda a equipe que participa deste programa e que os jovens aproveitem o máximo possível. Nossa juventude é o investimento mais importante para o Maranhão, pois serão o espelho de um futuro autêntico e promissor”, enfatizou o governador Flávio Dino.
No período de intercâmbio, os participantes do programa recebem bolsa auxílio no valor de R$ 4,5 mil, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), além de seguro de saúde, passagens e acomodação em casa de família residente na localidade definida para o intercambista. Os recursos são do Governo do Estado. Nesta edição, serão três destinos para conhecimento das línguas inglesa, espanhola e francesa. A coordenadora do programa, Fabiana Moura, esteve presente na solenidade.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, pontuou a iniciativa do Governo Estado como ousada, considerando o momento econômico delicado que o país atravessa. “Todos estamos animados, pois, em um cenário de crise fiscal no Brasil, o Maranhão é um dos pouquíssimos estados que consegue sustentar uma política de inclusão e mobilidade acadêmica tão importante aos jovens maranhenses. O Governo do Maranhão mantém essa iniciativa que já integra o calendário maranhense e oportuniza que estudantes da rede pública possam ir ao exterior aprender um novo idioma e ter mais conhecimento de mundo”.

Cerimônia de pré-embarque de estudantes do Cidadão do Mundo (Foto: Karlos Geromy)
Para os estudantes, a oportunidade é única. É o que pensa Francisco Pontes, 23 anos, que cursa Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ele ficou surpreso ao saber que foi um dos selecionados e disse esperar as melhores vivências para o período. “Estou muitíssimo feliz e a gente sempre acha que essas coisas não vão acontecer com a gente. Essa experiência vai ser fundamental para mim. É um sentimento muito grande de gratidão, saber que as políticas públicas nos alcançam. Essa bagagem a mais me levará a níveis mais elevados”, disse o jovem que irá á África do Sul estudar inglês.
“Nunca imaginei que teria uma chance dessa e vai agregar significativamente na minha vida acadêmica. Vou aproveitar bem essa oportunidade e trazer essa experiencia para meu convívio e utilizar para mudar minha vida e de outras pessoas. O programa é verdadeiro, é único e que mais pessoas tenham essa chance e possam ter uma visão maior de mundo”, destacou a estudante de Direito da UFMA, Bruna Costa, 25 anos. Ela irá para Córdoba, na Argentina, aprender espanhol.

 

Oportunidade

Cerimônia de pré-embarque de estudantes do Cidadão do Mundo (Foto: Karlos Geromy)

Os estudantes são de São Luís, Imperatriz, Santa Inês, Pinheiro, Lago Verde, Caxias, Bom Lugar, Davinópolis e Bacabal. O embarque será para Montpellier (França), Cidade do Cabo (África do Sul) e Córdoba (Argentina), dias 23, 24, 26 e 29 de setembro. Onde ficarão por três meses tendo vivências com um novo idioma e diferentes culturas. Em quatro edições, o programa contabiliza 315 estudantes maranhenses selecionados para o aprendizado de língua estrangeira em vários destinos no mundo.
O Cidadão do Mundo tem como objetivo oferecer intercâmbio internacional com foco em idiomas estrangeiros (inglês, francês e espanhol) a jovens maranhenses de 18 e 24 anos, alunos egressos do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino vinculadas a entidades paraestatais ou a fundações sem fins lucrativos. As bolsas são nas modalidades de intercâmbio linguístico, estágio internacional e ensino médio no exterior.
Comentários

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *