Blog do Waldemar

MARANHÃO: Flávio Dino entrega a mais dez municípios ambulâncias equipadas com suporte avançado

Novas ambulâncias entregues a municípios maranhenses vão potencializar os atendimentos de emergência de saúde. Os veículos são equipados com materiais e itens indispensáveis a este tipo de ocorrência e foram entregues a prefeituras que muito necessitavam. O governador Flávio Dino conduziu as entregas a 10 gestores municipais e pontuou ser a aquisição fruto de parceria público-privada, com fins a reforçar a ação parceria do Governo com as prefeituras de todo o Maranhão. A entrega ocorreu na manhã desta terça-feira (1º), no Salão de Atos, do Palácio dos Leões, no Centro.

“Todos sabemos a importância de cada veículo desses para salvar vidas e com esse espírito de união e parceria queremos manter fortalecida a relação das gestões. Destaco ainda o papel importante do nosso secretariado, a exemplo do Simplício Araújo, que sei, empenhou todos os esforços para que esta iniciativa pudesse beneficiar os municípios contemplados”, pontuou o governador Flávio Dino. A aquisição das 10 ambulâncias foi realizada pelo Governo, via Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) por intermédio de contrapartida social, negociadas com a cervejaria Ambev.
“É uma honra fazer parte desta ação, contribuindo para que o Maranhão se desenvolva e fortalecendo nossa presença neste Estado, onde temos uma produção de qualidade e acreditamos muito no potencial desta região”, ressaltou o representante da empresa Ambev, Mateus dos Reis. A entrega é resultado da política de atração de investimentos promovida pelo Governo do Estado, reforça o titular da Seinc, Simplício Araújo.
Os veículos têm capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade Semi-Intensiva, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). As ambulâncias são equipadas com macas, pranchas, umidificador, cilindro e bala de transporte para oxigênio – usada em caso de atendimento fora do veículo. Na lista de equipamentos existem, ainda: respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos.
“A orientação clara do governador Flávio Dino é tratar com transparência os negócios do Maranhão e os empreendedores que procuram possibilidade de investimentos no Estado. Neste sentido, o Governo vem conduzindo muito bem essa relação”, avaliou Simplício Araújo. O secretário lembrou que, atualmente, o Maranhão é muito procurado pelos seus incentivos fiscais e oportunidades aos empreendedores. “Entendemos que uma empresa que aqui se instala e se desenvolve, gerando emprego e impulsionando as cadeias produtivas, deve ainda retornar em benefícios ao povo do Maranhão”, reiterou.

Veículos têm capacidade para atender como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade Semi-Intensiva (Foto: Karlos Geromy)

As ambulâncias foram entregues aos municípios de Açailândia, Carutapera, Lajeado Novo, São Benedito do Rio Preto, Senador La Roque, Riachão, Tasso Fragoso e aos Hospitais Regionais de Chapadinha, Bacabal e Peritoró.  O prefeito de Riachão, Joab Santos destacou ser “uma importante iniciativa do Governo do Estado, sobretudo por este momento difícil que vive o país e o Maranhão vem conseguindo driblar dificuldades. Esse apoio com a nova ambulância vai fortalecer muito a saúde em nossa cidade”.
O prefeito de Senador La Roque, Dário Sampaio, parabenizou a iniciativa da gestão estadual, reforçando o caráter parceiro do Governo com as prefeituras. “O governador Flávio Dino é digno de admiração e prova, provando que está na contramão da crise. Sempre apoiando e se sensibilizando com a situação dos 217 municípios maranhenses e sempre trabalhando para somar com o desenvolvimento das regiões. Está de parabéns”, enfatizou.
Também acompanharam a solenidade o vice-governador Carlos Brandão; o secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula; o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Othelino Neto; prefeitos dos municípios contemplados com os veículos; e demais autoridades.
Parcerias
Negociações da Seinc com a iniciativa privada já garantiram ao Maranhão uma série de contrapartidas sociais. Além de um total de 42 ambulâncias, os municípios foram contemplados com casas de farinha, caixas d’água e um caminhão para o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA). Houve, ainda, promoção de reformas e construção de escolas, perfuração de poços, construção de pequenas agroindústrias para cooperativas, ações sociais em pequenas comunidades e doação de equipamentos, gerando emprego e renda nas localidades atendidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *