Blog do Waldemar

MARANHÃO: Comitê Estadual de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal planeja ações para 2020

O Comitê Estadual de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do Maranhão, nesta terça-feira (10), fez a última reunião de 2019, momento em que avaliou a atuação e projetou ações para o próximo ano.
O balanço anual é positivo, pontua o secretário de Estado da Saúde e presidente do comitê, Carlos Lula. “O trabalho do Comitê já trouxe resultados importantes para este ano, como a redução da mortalidade materna. Também temos a perspectiva de regionalizar, criar comitês nas regiões de saúde para que possam no território acompanhar, fiscalizar e evitar óbitos”, avaliou.
Organismo de natureza interinstitucional e multiprofissional, que analisa os óbitos maternos e infantis e aponta medidas de intervenção para a redução dos episódios, o Comitê Estadual de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal é um instrumento de acompanhamento e avaliação permanente das políticas de atenção à mulher e à criança.
As reuniões têm a participação de representantes de secretarias estaduais de Saúde, Direitos Humanos e Participação Popular, Articulação de Políticas Públicas, Ministério Público, sociedade civil e universidades.
A odontóloga Nila Cardoso, professora da UFMA e membro do Comitê Municipal de Saúde, destacou a união de esforços na melhoria da saúde e assistência aos maranhenses. “Foi um ano de conquistas, mas ainda estamos em busca de melhores índices de mortalidade materna e infantil”, comentou.
Na última reunião do ano, membros da Defensoria Pública do Estado apresentaram ao comitê o Projeto Todos pela Atenção Básica, que envolve órgãos e organizações cooperando para combater as mortes infantis no estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *