Blog do Waldemar

INSCRIÇÕES ABERTAS: Incra-Ma oferece curso de zootecnia para assentados em parceria com o Ifma

Parceria entre o Incra e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), oferece 45 vagas para o curso superior de Bacharelado em Zootecnia. As inscrições acontecem no período de 7 a 23 de março.

O público-alvo são jovens e adultos dos assentamentos criados e reconhecidos pelo Incra, quilombolas e trabalhadores acampados cadastrados na autarquia, e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC).

O curso será ofertado em sistema de alternância, compreendendo o Tempo Escola, de caráter intensivo, com quinze etapas presenciais, e o Tempo Comunidade, a ser executado nos locais de origem dos alunos.

O processo seletivo prevê a aplicação do sistema de cotas para o preenchimento das vagas. Serão destinadas 50% das vagas aos candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública, garantido um percentual para pretos, pardos e indígenas. Também serão destinadas 5% das vagas do curso aos candidatos portadores de deficiência.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Campus São Luís-Maracanã do IFMA, sediado na Avenida dos Curiós, s/nº, bairro Vila Esperança, na Coordenação do Curso Superior ou pelo e-mail zootecniapronera.maracana@ifma.edu.br.

Documentação
Para realizar a inscrição será necessário apresentar os seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida; cópia da identidade, do CPF, do título de eleitor e comprovante de votação; certificado de conclusão do Ensino Médio; além de declaração de que não concluiu, não está cursando e nem cursará, no ato da inscrição ou no decorrer do desenvolvimento do curso de Zootecnia, qualquer outra formação superior.

Consulte as orientações para inscrição e demais informações no edital.

Provas
As provas serão aplicadas em uma única etapa, no dia 22 de abril de 2018, no campus do IFMA São Luís-Maracanã. Constarão de 35 questões de múltipla escolha nas áreas de linguagem, matemática, história, biologia e química, além de prova de redação.

Parceria
O Termo de Execução Descentralizado (TED) assinado entre o Incra/MA e o IFMA tem vigência de cinco anos, sendo o investimento do instituto no valor de R$ 1,7 milhão.

De acordo com a asseguradora substituta do Pronera no Maranhão, Ceci Gomes Cabral, este já é o terceiro curso superior oferecido pelo programa no estado.

“A escolha dos cursos parte sempre de uma iniciativa das entidades representativas dos assentados da reforma agrária. Já tivemos Pedagogia da Terra, estamos em andamento com o curso de Agronomia e agora teremos o de Zootecnia”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *