Blog do Waldemar

INCRA-MA: Superintendente George Aragão recebe projetos produtivos para aplicação do Fomento Mulher em Pirapemas

 

 

 

A Superintendência Regional do Incra no Maranhão (Incra/MA) recebeu, nesta quinta-feira (1º de fevereiro), 486 projetos produtivos individuais de assentadas que pleiteiam recursos para implantar atividades econômicas em seus lotes. Os documentos foram protocolados pela Prefeitura Municipal de Pirapemas com o objetivo de apresentar à autarquia as informações necessárias para nortear a aplicação do Crédito Instalação no município, na modalidade Fomento Mulher.
Ao todo, 15 associações que representam as assentadas solicitam a aplicação dos créditos nas áreas de reforma agrária Barriguda Bagaceira, Barroca dos Veados, Lago Verde, Lagoa Seca, Mata Fome, Nova Vida, Pirapemas e São José da Vitória.
O levantamento de informações junto às famílias assentadas que resultou na elaboração dos projetos produtivos individuais foi o primeiro fruto do acordo de cooperação assinado em outubro de 2017 entre o Incra e a Prefeitura de Pirapemas. A parceria visa à prestação de serviços de assistência técnica nos assentamentos.
“Quando assinamos o acordo para o município prestar assistência técnica nos assentamentos, já sabíamos que havia uma demanda grande de acesso ao crédito Fomento Mulher. Para que ele seja implantado corretamente, é preciso que os assentados tenham amadurecido e decidido em que tipo de atividade produtiva investirão”, esclareceu o superintendente do Incra/MA, George Aragão.
De acordo com o prefeito de Pirapemas, Iomar Salvador Melo Martins, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Pesca do município disponibilizou cinco técnicos agrícolas para elaborar os projetos – a maior parte relacionada à criação de aves, bovinocultura, suinocultura e plantação de mandioca.
“A aplicação do Fomento Mulher será muito bem-vinda, na medida em que vai trazer recursos para produção e gerar renda para as famílias. Recentemente inauguramos a Feira Produtiva do Município, um local fixo para as famílias de agricultores comercializarem a produção, todas as terças-feiras”, explicou Martins.
A modalidade Fomento Mulher disponibiliza até R$ 3 mil por agricultora, para desenvolverem uma atividade econômica. Caso todos os 486 projetos sejam aprovados pelo Incra no Maranhão, cerca de R$ 1,4 milhão será destinado às assentadas em Pirapemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *