Se a história tivesse tomado outro rumo, o homem simples de 70 anos ao meu lado, tremendo com o frio de outono de Londres, poderia ter sido o rei de Mianmar, líder de uma nação mais de 50 milhões de pessoas.
U Soe Win passou a vida mantendo um estilo discreto. Os generais que governaram Mianmar após sua conquista pelo Reino Unido, em 1885, não queriam a concorrência de pessoas com linhagem real. Assim, ele trabalhou por décadas de forma silenciosa no serviço diplomático do país.
Por BBC Brasil
Enquanto esperamos na rua por John Clarke, curador de arte sudeste-asiática do museu londrino Victoria & Albert, Soe Win tenta manter suas sandálias fora das poças geladas na calçada. “Agora sei por que vocês britânicos foram para Mianmar”, ele brinca. Concordamos que é uma boa ideia ele usar sapatos no restante de sua estadia na capital britânica.
-
O que são as zonas mortas dos oceanos – e por que elas estão cada vez maiores
-
Por que milhões de jovens com alta escolaridade estão abandonando a Rússia