Blog do Waldemar

FLORIANÓPOLIS: Caema participa de encontro com especialistas para debater controle da qualidade da água

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA foi representada na 32ª Reunião da Câmara Técnica de Controle de Qualidade da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), com a participação e presença no evento da funcionária Lucia Felinto, química e Coordenadora de Monitoramento e Controle de Qualidade da Água da CAEMA. O Evento aconteceu em Florianópolis, no período de 25 a 27 de outubro deste ano em Santa Catarina nas dependências do Hotel Mercure, situado no bairro Itacorubi.

O foco das discussões recaiu sobre as ações e práticas de controle da água de abastecimento público, sem deixar de lado outras questões importantes do dia a dia das empresas de Saneamento, entre elas a gestão de riscos e novas regras para licitações de projetos e o Plano de Segurança da Água no Brasil. Ao todo, participaram da reunião 35 funcionários de 18 empresas que atuam no setor – CAEMA, CAESB, CAGECE, CAGEPA, CASAL, CASAN,   CEDAE, COMPESA, COPASA, CORSAN, DESO, EMBASA, SABESP, SANEAGO, SANEPAR, SANESUL  e BRK Ambiental, Além de funcionários da AESBE e integrantes da sociedade civil organizada como público externo.

Além das discussões os participantes puderam conhecer um projeto que está sendo aplicado em Belo Horizonte, na Lagoa da Pampulha.  Foi possível receber detalhes sobre equipamentos que permitem o controle totalmente remoto de estações de tratamento e favorece a qualidade da água tratada, além dos resultados obtidos com ações realizadas entre abril e dezembro de 2016, quando foram aplicados compostos para combater a proliferação exagerada de algas e reduzir a presença de coliformes fecais na Pampulha.

A programação preparada para o encontro incluiu ainda uma visita técnica até a maior unidade de tratamento de água, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN, a Estação de Tratamento de Água José Pedro Horstmann, localizada em Palhoça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *