Blog do Waldemar Ter

FÉRIAS: Reggae, bumba meu boi, dança e forró alegraram o centro histórico no Mais Cultura e Turismo

O centro histórico nunca foi tão animado como nestas férias de julho. Os espaços de apresentação ficaram lotados na segunda semana do Mais Cultura e Turismo, realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). As atividades aconteceram, de quarta a domingo, com programação, cheia de cores e ritmos, na Casa do Tambor, Praça do Reggae e Praça Nauro Machado.
A mineira Cintia esteve a trabalho em São Luís e resolveu ficar mais uns dias só para aproveitar as festas. “É encantador ver essas mulheres dançando na roda do tambor de crioula, tão fortes, maravilhosas”. A apresentação na Casa do Tambor teve a participação dos grupos Tambor de Mestre Felipe e Jardim de São Benedito.
A Quinta do Reggae, evento já conhecido dos jovens, turistas e amantes do gênero musical, teve como atração a Orquestra Maranhense de Reggae com os convidados Chico do Reggae, Dread Sandro e Junior Black. A noite contou ainda com a radiola FM Natty Nayfson.
Marcel Pereira, baterista e um dos idealizadores da orquestra, falou da experiência de participar da quinta do reggae. “É um prazer fazer parte dessa festa, receber a boa energia do público, nossa orquestra é a primeira no estado voltada para esse gênero musical e tem sido bem recebida“, destacou.
Na sexta e no sábado, os bois da Maioba e Axixá deram show de beleza, levando o São João fora de época para centenas de pessoas na Praça Nauro Machado. Teve, também, show do compositor, cantor e percussionista maranhense Henrique Menezes, com participação das caixeiras do Divino e repertório com diversos ritmos da cultura popular.
No domingo, a atriz Gisele Vasconcelos, do grupo Xama Teatro, divertiu as crianças, na Praça Nauro Machado, com histórias envolvendo lendas e cultua popular. A cozinheira Cristina levou os netinhos e curtiu junto as brincadeiras. “Gostei muito da apresentação, minha neta participou, contaram a história da Catirina, muito interessante e que às vezes na escola eles não ensinam, e aqui pude presenciar e adorei”.
Fechando a programação, no domingo, o Boi Brilho da Ilha, sotaque de orquestra, encheu de ritmos o centro histórico. A brincante do grupo, Aleciane, falou da importância de se estender o São João nas férias. “Além de ser um prolongamento do que a gente ama e gosta de fazer no período de São João, é uma oportunidade de atrair mais turistas e da gente continuar mostrando esse amor pela cultura maranhense”.
Beatriz Passos é estudante e veio de São Paulo passar as férias em São Luís e achou tudo lindo. “Achei o São João daqui muito bonito, muito diferente, estou encantada”.
O Mais Cultura e Turismo de Férias continua até o fim deste mês e no próximo fim de semana tem mais programação. Acompanhe as atrações pelo instagram @cultura.maranhão ou pelo site www.cultura.ma.gov.br.

Deixe uma resposta