Blog do Waldemar

EXEMPLO: Maranhão segue entre os primeiros colocados no ranking nacional de capacitações da Rede+Brasil

A Rede+BRASIL/MA (antigo Sincov) segue capacitando órgãos da administração pública estadual e municipal em todo o Maranhão. Em 2019, foram realizadas mais de duzentas capacitações presenciais e quase mil cursos na modalidade de ensino à distância (EaD). Com esse resultado, o Maranhão garantiu a quarta posição no ranking dos estados com melhor performance na capacitação de gestores para a correta captação de recursos e execução de projetos sociais.
Até 2019, foram capacitados mais de mil gestores e técnicos das secretarias estaduais, municipais e membros de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de 155 municípios maranhenses habilitados na gestão da ferramenta de formalização de convênios com o Governo Federal.
O calendário de formações para 2020 já teve início. Nesta semana, está sendo realizado o primeiro módulo formativo do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), que aborda os ‘atos preparatórios e execução de convênios’. Em março, ocorrerá o módulo B, com abordagem da ‘execução e prestação de contas’.
Visando o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão das transferências da União, por meio da Plataforma +BRASIL, a Rede atua em três eixos fundamentais: melhoria da gestão nos processos; capacitação dos usuários da Plataforma +BRASIL; e comunicação e transparência das transferências da União executadas na Plataforma.
No Maranhão, os cursos e capacitações são ministrados pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap), mediante Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Planejamento e a Escola Nacional de Administração Pública.
As capacitações ocorrem nos órgãos parceiros: Escola de Governo do Maranhão (EGMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *