Mães que tenham interesse em doar podem procurar o BLH que funciona de segunda a sexta, na Unidade Materno Infantil, das 07h às 19h
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da UFMA, vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, precisa da colaboração de mães para a doação de leite materno, atitude que será fundamental para o crescimento saudável de dezenas de crianças prematuras internadas na UTI neonatal. Atualmente, o BLH, localizado na Unidade Materno Infantil, encontra-se com um déficit em seu estoque de leite devido à grande redução de mães disponíveis para a doação.
O ideal para atender a demanda diária dos bebês internados no HU-UFMA seria de no mínimo 5l, mas a coleta só tem alcançado uma faixa de 1,5 a 3l por dia. O leite coletado é destinado para as crianças internadas no Serviço de Neonatologia, que conta hoje com 20 leitos (UTI Neo) e 22 leitos de Unidade Intermediária, por isso enfatizamos a importância de se ter um estoque suficiente que atenda essa demanda. Apenas 40 mães doadoras estão cadastradas atualmente no banco de dados do BLH. Esse número sofre variação dependendo da época e também pelo tipo de doadora, no período carnavalesco, por exemplo, esse quantitativo diminui consideravelmente.
Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês. É o caso de mulheres que têm leite excedente e não apresentam problemas de saúde, podendo dessa forma realizar a doação de leite materno. Uma ação simples, mas que traz benefícios inestimáveis. O Banco de Leite Humano possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência a mãe e ao bebê, podendo, inclusive, fazer a coleta domiciliar, proporcionando bastante comodidade a essas doadoras.
Contato do Banco de Leite Humano: 2109-1178
Saiba mais sobre a Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.