Blog do Waldemar

ASSEMBLEIA: Presidente Othelino e outras autoridades ressaltam a importância do Memorial do Legislativo para os maranhenses

Assembleia presenteia a população com abertura da Exposição
O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), abriu, na tarde desta segunda-feira (25), no Salão Nobre do palácio Manuel Beckman, a Exposição “Acervo do Memorial do Legislativo Maranhense”. “Essa exposição é um verdadeiro presente aos 184 anos do Poder Legislativo Maranhense”, afirmou o deputado Othelino Neto.
O evento integra a programação do transcurso dos 184 anos do Poder Legislativo e, também, do Dia do Poder Legislativo, comemorado com uma Sessão Solene, no Plenário Manoel Beckman, que contou com as presenças, dentre outras autoridades, do secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, deputado Marcelo Tavares, representando o governador Flávio Dino (PCdoB).
A Exposição “Acervo do Memorial do Legislativo Maranhense” é composta por 13 obras centenárias do legislativo maranhense, todas manuscritas, encontradas durante o processo de restauração de documentos manuscritos e impressos da Casa, iniciado em fevereiro do ano passado, por determinação do presidente da Assembleia
Dentre as raridades históricas, que datam de 1894 a 1953, encontram-se um livro de leis estaduais, volume único, com 172 páginas escritas a mão, que traz a descrição de leis estaduais de 1889 a 1902. No mesmo livro, encontra-se o registro da Lei nº 294, de 15 de abril de 1901, que criou a primeira seção do Corpo de Bombeiros de São Luís. A mais antiga obra resgatada é um Livro de Atas com 125 anos.
Importância histórica
O desembargador Ricardo Duaillibe ressaltou a importância da exposição para a história do Maranhão. “Essa exposição é de um valor muito grande, pois resgata a história do parlamento maranhense. É de fundamental importância a gente conhecer a história do Poder Legislativo, inclusive vou sugerir que o Tribunal de Justiça também faça esse trabalho de resgate de nossa história”, acrescentou.
“Não há melhor maneira de se comemorar esses 184 anos da Assembleia do que com esse trabalho extraordinário de resgate da nossa memória. Essa exposição mostra a importância desta Casa no cenário político do Maranhão. Parabéns ao deputado Othelino Neto por tão importante iniciativa”, declarou o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, deputado Marcelo Tavares.
Para o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, o deputado Othelino Neto deu uma demonstração de amor ao Maranhão e de respeito ao Poder Legislativo ao resgatar a história do parlamento maranhense.” Isto é de uma importância extraordinária para as gerações presentes e futuras”, frisou.
“Tive uma grata surpresa com essa exposição, pois a informação que tinha era de que não existia mais nada de documento importante da história desta Casa, que tudo havia se perdido no tempo. Mas vejo aqui, com muita emoção e como historiador, que conseguimos resgatar documentos importante da nossa história política. Parabenizo o deputado Othelino Neto por esse belo trabalho”, disse o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML)”, jornalista Benedito Buzar.
O deputado César Pires (PV) destacou a importância da exposição para o parlamento maranhense. “O Poder Legislativo Estadual se revigora, na data de hoje, com essa exposição comemorativa dos seus 184 anos. É um resgate de nossa história de fundamental importância para a história do Maranhão”.
Para o escritor e ex-deputado Sávio Dino, palestrante na Sessão Solene de comemoração do 184 anos do Poder Legislativo, o presidente Othelino Neto faz um resgate que é de uma enorme importância para as gerações presentes e, mais importante, para as gerações futuras. “O valor cultural dessa exposição é extraordinário. Fico feliz de testemunhar esse momento de afirmação do parlamento estadual”.
Aberta ao público
A Exposição “Acervo do Memorial do Legislativo” ficará aberta ao público durante 30 dias, a partir desta data, no horário das 9h às 12h e das 14h às 18h. “Esta exposição é um presente para o povo maranhense. Agradeço ao presidente Othelino por nos permitir realizar esse trabalho de grande valor histórico. Estaremos aqui para recepcionar o público visitante e dar maiores informações sobre o valor dessas obras”, esclareceu a diretora de Registros e Documentos da Assembleia, Simone Limeira.
O diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Edwin Jinkings, disse que a exposição é um divisor de água na história do Poder Legislativo Estadual, comparado com tudo que já se conhece da história do parlamento maranhense. “Os documentos encontrados ao longo desse minucioso trabalho de recuperação dessas obras centenárias passam a se constituir um acervo de um valor histórico inestimável, que estará à disposição do povo maranhense”.
Para o diretor Administrativo da Assembleia, Antino Noleto, o maior ganho desse trabalho é, justamente, a preservação, o resgate da história do parlamento maranhense, que se confunde com a própria história do povo maranhense. “Essas obras e esse resgate são de um valor incomensurável. Temos aqui fontes primárias de informação da história do legislativo maranhense”, salientou.

Autoridades ressaltam a importância do Memorial do Legislativo para a sociedade maranhense

Autoridades ressaltam a importância do Memorial do Legislativo para a sociedade maranhense
Autoridades e convidados que participaram da solenidade comemorativa dos 184 anos de instalação da Assembleia Legislativa do Maranhão, na tarde desta segunda-feira (25), destacaram a importância do evento. Eles também prestigiaram a abertura da Exposição “Memorial do Legislativo Maranhense”, feita pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB).
O chefe da Casa Civil do Estado, deputado licenciado Marcelo Tavares (PSB), representou o governador Flávio Dino (PCdoB) na solenidade e enfocou a importância do Parlamento para o Maranhão: “São 184 anos de instalação comemorados da melhor forma: resgatando a memória da Casa”,
Enalteceram também a solenidade e a abertura da exposição o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Cleones Cunha; o vice presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Edmar Cutrim; o procurador geral de Justiça, Luiz Gonzaga Coelho; e a reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Bello.
O presidente do TJMA parabenizou o presidente pela festa de aniversário e exposição. “O Maranhão resgata sua história, com a Assembleia fazendo sua parte”, garantiu.
O ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ricardo Duailibe, foi outro que enfatizou o momento histórico. “É um momento importante do qual eu não poderia deixar de participar. Parabéns ao presidente Othelino por ter feito essa descoberta de documentos importantes da história maranhense”, disse Duailibe.
A reitora Nair Bello enfatizou o resgate histórico que vai assegurar memória para as novas gerações. “O resgate desses documentos é importante para preservação de nossa história”.
Casa do Povo
“É sempre uma festa celebrar a história de um Poder, principalmente o Poder Legislativo, que é a Casa do Povo. É necessário destacar que, quando olhamos para trás e olhamos para nossa história, é uma lição que se aprende. O importante é que a história seja vista como ensinamento”, afirmou o atual presidente do TRE.
Outros secretários estaduais participaram dos eventos, a exemplo do titular da Comunicação e Articulação Política do Governo do Estado (Secap), Rodrigo Lago.
 “A Assembleia é uma Casa de ressonância da sociedade, onde o povo pode se expressar, cada um com sua representatividade através dos 42 deputados, cada um falando em nome de um segmento. A gente sempre prestigia por conta de ser uma Casa de onde realmente sai as boas ideias de gestão para o governo, para nós que somos do Executivo, tendo o sempre como referência o Poder Legislativo”, garantiu Lago.
Ex-deputados e escritores
Vários ex-deputados estaduais participaram da solenidade, a exemplo do historiador e escritor Salvio Dino, que fez uma palestra importante sobre o Parlamento Maranhense; o presidente da Academia Maranhense de Letras, escritor Benedito Buzar, Nan Souza, representando a Associação de Ex-Deputados Estaduais do Maranhão; e o escritor João Francisco Batalha, presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão e Eduardo Nicolau, corregedor do Ministério Público.
“É preciso enfatizar a importância desse resgate histórico de documentos fundamentais para o Maranhão. O presidente Othelino proporcionou o resgate de documentos importantes da memória da Assembleia”, afirmou Buzar.
Nicolau Dino fez destaque na mesma linha e ficou emocionado, ao falar da palestra. “Isso vai permitir que as novas gerações tenham acesso a documentos importantes da memória maranhense. O presidente Othelino melhorou esse arquivo e está permitindo a exposição de uma memória importante para a população”, garantiu.
Agradecimento
O presidente da Casa retribuiu os agradecimentos na mesma linha e disse que o a Casa está ajudando a preservar a memória do Estado, ao abrir a exposição para a população.
“É o momento de se comemorar os 184 anos da Assembleia Legislativa, destacando a importância do Poder Legislativo para a democracia, enfatizando que essa tripartição dos poderes é essencial para o Estado democrático de direito, com resgate de leis e arquivos que estavam se deteriorando. Foram localizados, recuperados, digitalizado e agora estão sendo colocando à disposição da população”, afirmou o presidente.

 

“Homenagem marca o resgate histórico do Parlamento Estadual”, destaca Othelino

"Homenagem marca o resgate histórico do Parlamento Estadual", destaca Othelino
Em pronunciamento na Sessão Solene de comemoração aos 184 anos de instalação da Assembleia Legislativa do Maranhão, realizada nesta segunda-feira (25), no Plenário Nagib Haikel, o presidente, deputado Othelino Neto (PC do B), afirmou que a homenagem marca o resgate histórico do Parlamento Estadual.
Segundo o deputado, foi um presente receber o escritor e ex-deputado estadual Sálvio Dino, que durante sua palestra, relembrou trechos importantes da história maranhense. “O Sálvio nos fez mergulhar em casos que muitos de nós não conhecíamos. Tanto ele, quanto o Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras, presente na solenidade, são histórias vivas do Legislativo Estadual. Foram deputados que tiveram seus mandatos cassados pelo regime de exceção e que, anos depois, tive o prazer de participar da sessão em que lhes foram devolvidos, ainda que simbolicamente, seus mantados, na gestão do então presidente, deputado Arnaldo Melo”, lembrou.
O presidente destacou, em seguida, a importância de ter acesso a essas informações para a valorização do processo democrático. “Nesse momento pelo qual passa o país, é muito importante que todos nós, principalmente as novas gerações, tenham acesso à história do nosso estado, afinal não há caminho que não seja o da política”, enfatizou
Othelino disse ainda que a democracia precisa ser valorizada e o Poder Legislativo preservado. “É aqui que são representadas todas as forças da sociedade e a democracia é o único regime que permite que tenhamos liberdade e que o estado democrático de direito seja valorizado, assim cultuemos a democracia, porque o Brasil precisa cada vez mais disso”.
Memorial do Legislativo Maranhense
Instituído pela Resolução Legislativa 805/16, oriunda de PL 026/16, de autoria do deputado Cesar Pires, o Memorial do Legislativo Maranhense foi concretizado como parte das comemorações do aniversário de 184 anos da Casa.
Obras raras e importantes foram resgatadas durante o processo de instalação do memorial, aberto hoje ao público. Para Othelino, uma oportunidade para que a sociedade conheça, mais de perto, a história do Parlamento e do nosso estado. “Nossa história se confunde em grande parte com a história do Maranhão, que foi recuperada, digitalizada e, agora, está disponível em exposição e em rede digital para todos maranhenses”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *