Blog do Waldemar

ALCÂNTARA: Othelino, Flávio Dino e Márcio Jerry prestigiam a Festa do Divino e Igreja do Carmo ganha nova iluminação

Presidente da Assembleia participa da programação da Festa do Divino em Alcântara

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB) – ao lado do governador Flávio Dino (PCdoB) e do prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB) – participou, neste domingo (20), da Missa Solene  da Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara. A celebração religiosa foi proferida pelo arcebispo de Pinheiro, Hélio Rama, com auxílio do padre William Guimarães, na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Waldemar Ter

Agência Assembleia

 

Integraram ainda a comitiva o ex-secretário de Estado de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry (PCdoB); o deputado federal Weverton Rocha (PDT); o secretário de Cultura do Estado, Diego Galdino; e o ex-deputado federal Gastão Vieira (SD), acompanhado do assessor José Carneiro.

Após a Missa Solene, a comitiva prestigiou o Cortejo do Império e Mordomos, que foi conduzido pela imperatriz, dona Maria Izabel Serejo, e pela mordoma Régia Vana Cristina, figuras tradicionais do Festejo. O arcebispo explicou que a Festa do Divino ou Pentecostes representa a ascensão do Espírito de Jesus Cristo aos céus e é celebrada desde a época da colonização portuguesa. “A celebração serve para mostrar caminhos de luzes”, saudou.

Othelino Neto estava acompanhado da esposa Ana Paula Lobato, presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema). Ele destacou a emoção de ter participado da celebração e de outras atividades da Festa do Divino. “Foi um momento maravilhoso, uma mistura de cultura e religiosidade. A Missa foi também muito boa, o que faz a gente sair daqui com as energias renovadas. Que as bênçãos de Deus nos deem energia e saúde para que possamos continuar lutando por um Maranhão melhor”, afirmou.

Apoio à cultura

O governador Flávio Dino, que estava acompanhado da primeira-dama Daniela Lima, reforçou a importância da Festa do Divino e ressaltou o compromisso da gestão com o fortalecimento das manifestações culturais e religiosas tradicionais do estado.

“Apoiamos a cultura do Maranhão, por isso damos sustentação a todas as festas. É um vetor de desenvolvimento regional com geração de emprego e de oportunidades. Temos a visão de que o Estado tem o dever de apoiar todas as manifestações religiosas, de todas as correntes filosóficas e religiosas. Fazemos isso de modo amplo e especial em Alcântara, patrimônio histórico de nosso Estado e do Brasil”, garantiu.

Para Márcio Jerry, além de tradicional, a Festa do Divino potencializa o turismo religioso, dando à cidade de Alcântara projeção nacional. De acordo com o ex-secretário, a valorização das manifestações culturais e religiosas é uma política do governo Flávio Dino.

O prefeito Anderson, que estava com a esposa Raíssa Raiane, agradeceu a presença das autoridades e garantiu que a Festa do Divino é o maior evento religioso do Maranhão. “Os turistas voltaram a encher as ruas locais por conta das medidas que tomamos para embelezar e desenvolver a cidade”, contou.

A comitiva também percorreu pontos turísticos, a exemplo do antigo Pelourinho, apreciando as belezas históricas da cidade. No final do dia, houve a Procissão da Santa Crôa e, nesta segunda-feira (21), haverá a entrega dos postos aos novos festeiros de 2019.

 

 

 

 

Othelino e Márcio prestigiam entrega da nova iluminação da Igreja Nossa Senhora do Carmo

Em Alcântara, Othelino prestigia entrega da nova iluminação da Igreja Nossa Senhora do Carmo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), prestigiou, no último sábado (19), a entrega de uma moderna iluminação de LED na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Alcântara, feita pela Prefeitura do município, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Cemar.

Othelino Neto estava acompanhado de sua esposa Ana Paula Lobato, presidente do Grupo de Esposas de Deputados (Gedema), do ex-secretário de Comunicação e Assuntos Políticos do Estado, Márcio Jerry, e da chefe da Assessoria Especial do Governo, Joslene da Silva Rodrigues.

Por Waldemar Ter

Agência Assembleia

 

O prefeito do município, Anderson Wilker (PCdoB); o superintendente do Iphan-MA, Maurício Itapary; o presidente da Cemar, Augusto Dantas; além de diretores e engenheiros da companhia de energia também estiveram presentes na entrega da iluminação da Igreja, que abrilhantou a Festa do Divino, comemorada há 400 anos na cidade.

“Nesta época da Festa do Divino, a cidade fica lotada, cheia de turistas. Então, não teria data mais especial para iniciar esse projeto, que deixa Alcântara mais bela nesse tom de luz amarelada, ressaltando as características dos seus prédios históricos”, acentuou o presidente Othelino Neto.

Márcio Jerry destacou que a Festa do Divino “é uma tradição muito forte e referência em turismo religioso, razão pela qual o governador Flávio Dino (PCdoB) tem dado atenção especial à cidade”.

O presidente da Assembleia e a comitiva percorreram trechos da cidade. O diretor do Iphan e a equipe da Cemar, coordenada pelo diretor Comercial e Técnico, Sérgio de Melo, estavam no grupo e explicaram os aspectos técnicos do projeto.

Portas abertas

O prefeito Anderson Wilker elogiou o projeto e ouviu do superintendente do Iphan-MA que o órgão busca eficiência e valorização das cidades turísticas. Além disso, garantiu que o instituto está de portas abertas para novas parcerias.

A obra integra o Projeto “Luzes da Cidade” que beneficia municípios providos de monumentos históricos eleitos pela Unesco com investimento de R$ 1,2 milhão e redução de energia elétrica de 54%.

O Projeto “Luzes de Alcântara” faz parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL que tem como objetivo  promover a modernização do sistema de iluminação das áreas urbanas e Centro Histórico do município de Alcântara, além de promover a iluminação artística de monumentos históricos (Praça da Matriz, Pelourinho, Igreja do Sinos, etc.), começando pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Fazendo história

De acordo com o superintendente do Iphan-MA, o projeto fará com que Alcântara brilhe ainda mais, pois a nova iluminação acarretará melhoria na segurança, além de ajudar a fomentar, ainda mais, o turismo da cidade. A conclusão do Projeto “Luzes de Alcântara” acontecerá em agosto deste ano.

Maurício Itapary lembrou que, em 1988, Alcântara foi elevada ao posto de Cidade Monumental pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e dividida em áreas de conservação e preservação rigorosa.

O Projeto “Luzes de Alcântara” foi elogiado pelo guia turístico Danilo de Alcântara, que tem o nome em homenagem ao santo padroeiro da cidade. Ele mostrou as belezas históricas do Pelourinho e a Igreja da Matriz, local da primeira missa realizada no município, em 1648.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *