Blog do Waldemar Ter

Maranhão tem a pior condição de vida do país

Revista Exame/ com edições

Um levantamento realizado pela consultoria Macroplan, divulgado pela revista EXAME.com, mostra que o Maranhão ocupa a última posição no ranking dos estados com a melhor qualidade de vida do país.

O Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE), desenvolvido pela consultoria, avalia a situação de todas as unidades da federação em 28 indicadores agrupados em nove áreas. O ranking vai de 0 a 1 – quanto mais próximo de zero, pior é a condição de vida no local.

O Maranhão contabilizou 0,432 pontos. Se considerados os 28 indicadores, o estado vai muito mal em igualdade social. Em dez anos, a desigualdade de renda perdeu 21 posições, caindo do 5ª lugar em 2005 para 26ª em 2015.

A reportagem tentou contato com o governo estadual para comentar a colocação, mas o gabinete não atendeu as ligações até a publicação.

Outros cinco estados – Alagoas, Piauí, Pará, Rondônia e Amapá – também apresentaram baixo desempenho, com IDGE inferior a 0,518 pontos.

No topo, está o estado de São Paulo que alcançou a melhor pontuação (0,846) por apresentar um bom desempenho nas áreas analisadas —  saúde, segurança, gestão pública, educação, juventude, infraestrutura, condições de vida e desenvolvimento social e econômico.

Em dez anos (2005-2015), todos os estados brasileiros avançaram no índice. Mas, só entre 2015 e 2014, dez unidades da federação perderam posições no ranking — marcando o principal retrocesso da década.

“Esse resultado é reflexo do ambiente político conturbado e da desaceleração da economia que se agravou a partir de 2014 e resultou na queda do PIB e no expressivo crescimento da taxa de desemprego”, diz Gustavo Morelli, diretor da Macroplan.

Apesar do retrocesso, as áreas de saúde e educação se mantiveram estáveis no período. Desenvolvimento econômico e social, por sua vez, foram as mais afetadas em 2015 como consequência da crise. Segundo a consultoria Macroplan, dados preliminares já mostram que as áreas de infraestrutura e segurança devem sofrer retração no índice de 2016, que será divulgado no ano que vem, dada a menor capacidade de investimento no período.

“É preciso reconhecer que o contexto atual é adverso. No entanto, o fato de 17 estados terem apresentado bons resultados é um sinal claro de que é possível fazer melhor”, argumenta Morelli.

 

 

4 comentários sobre “Maranhão tem a pior condição de vida do país

  1. Claudia Serra

    Acabei de retornar do estado de Santa Catarina, e realmente as diferenças são significativas. O que gastamos aqui para manter um padrão econômico módico, é um absurdo!

  2. Jean Pierr

    Delegar esse quadro negativo para o Maranhão a um programa social (bolsa família) que contribui para complementar renda de assalariados é estupidez, é ignorância pensar que os nordestinos vivem através dessa bolsa é total falta de conhecimento. O governo que hj tanto atacam tentando destruir toda a estruturação social que entrou para história do país usando para uso o Maranhão é mais uma tentativa de forçar a destruição dessa imagem. Nesse período tivemos crescimento em área como educação (salas climatizadas, Boa merenda), saúde (implantação de mais UPAS), segurança (mais concurso para aumento de contingente). É coerente ressaltar que o ponto forte para se ter uma avaliação negativa do estado ainda é a MALTIDA HERANÇA DE MISÉRIA QUE A FAMÍLIA SARNEY deixou para o Maranhão, é histórico o período de vampirismo á que essa família miserável submeteu o estado. O Maranhão é constituído de belezas naturais, de pessoas fortes e batalhadora, pessoas criativas como todo brasileiro é, conheçam o Maranhão para dismisticar essa visão que a mídia nacional e alguns políticos têm grande interesse em deixar sempre visível (o estado miserável da federação). Lembrando que, espero que a revista Exame.com seja seria em suas pesquisas sem tender para lado AouB, assim como a revista Veja e outras fazem atualmente.

  3. Hanna

    Eu moro aki e sei o quanto este estado vem melhorando. Este estado tem 3 ferrovias. 3 Portos. Energia pra exporta. Boas Estradas.varios rios. Somos grandes produtores de grAos. Tem um grande. Rebanho de bois. Grandes produtores de pescados e aves. Temos cultura e historians.temos os lencoes maranhense. A chapada das mesas .temos sao Luis.imperatriz.balsas.dentre outras grandes cicadas.e temos a baixada que dizem ser a regiao mais pobre do nosso estado. Mais nao conheco um povo mais feliz.pra finalizar temos mais de 7 milhoes de pessoas a10 maior populacao do brasil se e tao ruim por que tem tanta gente Moreno aki.eu conheco. Tu precisa conhecer exame

  4. Marcelo

    Isto já contando com o melhor governo da vida de Roseana, que além de operações suspeitas, teve até criança queimada dentro de ônibus. Quando alguém sai do Maranhão fica encantando com um mundo muito diferente que encontra lá fora.

Deixe uma resposta