Blog do Waldemar

MARANHÃO: Governo do Estado constrói rede inédita de tratamento contra o câncer

De 2015 para cá, o Maranhão ganhou uma rede inédita de tratamento contra o câncer na rede estadual pública de saúde. O serviço recebeu mais infraestrutura e se expandiu para além da capital.

Uma das mudanças de maior impacto foi no Hospital de Câncer, antigo Hospital Geral. Até meados do ano passado, a unidade não era exatamente um Hospital de Câncer, apesar do nome. Isso porque lá também eram feitas cirurgias de ortopedia.

Com a inauguração do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) pelo governador Flávio Dino em 2017, toda essa área foi retirada do Hospital de Câncer. A unidade pôde, enfim, dedicar-se exclusivamente ao tratamento dessa doença.

Acolhimento

Além disso, o Governo do Estado abriu a Casa de Apoio do Hospital de Câncer, a fim de acolher pacientes e acompanhantes que saem do interior em busca de atendimento em São Luís. É uma forma de contornar problemas que incluem desde a separação da família até a busca por hospedagem.

A casa fica no bairro de Madre Deus. “Estou muito feliz, pois sem essa casa não sei como faríamos. É muito bom ver o Governo cuidando das pessoas. Antes, a gente vinha e tinha que ficar correndo de um lado para o outro sem saber se ia conseguir vaga em algum lugar”, conta Suely dos Santos, de Bacabal, que acompanhou o irmão em viagem a São Luís.

O equipamento tem capacidade para oferecer acolhimento de 26 pacientes internados. Os acompanhantes e pacientes acolhidos na Casa de Apoio tem todas as principais refeições fornecidas gratuitamente.

 

Suely dos Santos acompanha o irmão internado no Hospital do Câncer do Maranhão

Tratamento para crianças

Também no ano passado, foi entregue em Imperatriz a Unidade de Oncologia Pediátrica, que passou a atender toda a região. A iniciativa foi uma parceria com o Hospital São Rafael, garantindo tratamento paras as crianças que enfrentam o câncer.

Antes disso, elas precisavam viajar para a capital em busca de atendimento. A unidade em Imperatriz tem 12 leitos para oncologia pediátrica clínica, cinco para a cirúrgica e dois leitos de UTI. A capacidade instalada é de 54 atendimentos por mês nos leitos clínicos e 25 no cirúrgico. Em 2015, Imperatriz já tinha recebido o serviço de radiologia.

“Aqui é mais perto, a gente gasta menos. Até porque ela é pequena, fica menos cansativo também”, diz Betânia Carvalho da Silva, mãe da pequena Grazyelly, que passou por cirurgia após ser diagnosticado com um tumor no ovário direito.

Exame complexo

Desde o início de 2018, o Governo do Estado também oferece em Imperatriz o exame PET Scan, procedimento de alta complexidade para rastreio de tumores. O serviço é feito por meio de convênio com o Hospital São Rafael.

O PET Scan tem sido utilizado junto com a tomografia computadorizada para localizar o possível tumor em qualquer parte do corpo. O exame consegue avaliar a extensão do câncer com metástase, distinguir os tumores benignos dos malignos e observar a evolução do tratamento de erradicação do tumor, entre outros diagnósticos.

Expansão

E agora acaba de ser inaugurado o Serviço de Oncologia de Caxias, um marco na Saúde da cidade. Até então, esse serviço não existia na rede estadual da região. Isso significa que muitos pacientes não vão mais precisar viajar longas distâncias para encontrar atendimento público.

São 14 leitos para oncologia clínica, 12 para oncologia cirúrgica e dois leitos para cuidados paliativos e oito poltronas para procedimentos. O hospital vai oferecer consultas médicas especializadas, oncologia clínica e cirúrgica, exames laboratoriais, diagnóstico por imagem, SPA Oncológico, além de tratamento quimioterápico. A estimativa é que sejam realizados 442 procedimentos de quimioterapia por mês. O serviço de oncologia beneficiará pacientes dos 13 municípios das Regionais de Saúde de Caxias e Codó.

Outras ações

O Centro Odontológico de Crianças e Adultos (Sorrir), que acaba de ser entregue em São Luís, vai atuar também como referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer bucal.

Além disso, o Governo do Maranhão firmou convênio de custeio no valor de R$ 5 milhões para ampliar o Hospital do Câncer Aldenora Bello, mantido por fundação. A unidade vai aumentar a capacidade de atendimento para o tratamento do câncer, com a aquisição de equipamentos para radioterapia. O hospital também será contemplado com investimentos para realização de mamografias.

O Ônibus Lilás e a Carreta da Mulher percorrem o Maranhão fazendo mamografias e exames preventivos de câncer do colo do útero

No início deste ano, o Governo do Estado abriu inscrições para o processo seletivo do programa de Residência em oncologia no Hospital de Câncer. Foram dez vagas para Atenção em Oncologia.

Unidade de Oncologia Pediátrica poupa crianças de longas viagens

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *