Blog do Waldemar Ter

ASSEMBLEIA: Explosão de alegria marca o segundo dia do ‘Arraiá do Povo’, que fecha hoje com grandes atrações

Explosão de alegria marca o segundo dia do ‘Arraiá do Povo’ e recebe elogios do público
Voltou a ser um grande sucesso de público a segunda noite do ‘Arraiá do Povo’, realizado pela  Assembleia Legislativa (Alema), por meio do Grupo de Esposas dos Deputados (Gedema).
Por Waldemar Ter
Agência Assembleia
Populares, deputados, autoridades e convidados destacaram a animação em mais uma noite de festança junina, que contou com apresentações do grupo Folia de Três, Oficinas de Dança do Programa Sol Nascente, Boizinho da Creche-Escola Sementinha, Boi de Santa Fé, Boi de Sonhos, Boi de Itapera, Boi da Maioba, Quadrilharte de Alcântara e Gargamel.
Vários deputados estaduais marcaram presença no segundo dia do ‘Arraiá do Povo’, entre eles, Fábio Macedo (PDT), Leonardo Sá (PL), Ricardo Rios (PDT), Dr. Yglésio (PDT),  Wellington do Curso (PSDB) e Daniela Tema (DEM). Também estiveram presentes o ex-deputado estadual e atualmente deputado federal, Bira do Pindaré (PSB), e secretários de Estado, a exemplo do secretário de Saúde, Carlos Lula e o de Comunicação e Articulação Política (Secap), Rodrigo Lago.
Populares, diretores, servidores da Assembleia e prefeitos também prestigiaram o segundo dia de arraial. Todos destacaram a grandeza da festança, a exemplo do prefeito de Codó, Francisco Nagib, e o de Viana, Malgrado Barros. Eles parabenizaram o presidente Othelino pela realização de um arraial de primeira linha e com muita segurança, com valorização da cultura maranhense.
Sucesso total
 “É um arraial muito bom, muito seguro, um dos melhores do Maranhão com ampla participação. Cada ano vai ficando melhor. O sucesso é até maior do que ano passado. Na abertura, na sexta-feira, foi um sucesso, mesmo com chuva e no segundo dia voltou a ficar lotado desde cedo. É um arraial para a sociedade maranhense aproveitar bastante”, afirmou o presidente da Casa.
Othelino destacou, também, o trabalho da Diretoria de Comunicação, comandada pelo jornalista Edwin Jinkings, que está transmitindo ao vivo, pela Rádio Alema e pela TV Assembleia, toda a programação do ‘Arraiá do Povo’.
 “Nossa equipe de comunicação está se superando e conseguindo mostrar esse trabalho muito bonito que o Gedema e a Alema realizam.  No ano passado, já foi um brilhante trabalho e, neste ano, divulga com muita competência para todo Maranhão e para quem está fora.  Quem não pode vir, pode acompanhar ao vivo pela TV Assembleia. Toda nossa equipe de comunicação está de parabéns”, garantiu.
A presidente Ana Paula Lobato fez também uma avaliação positiva do evento: “mais uma edição de sucesso desta bonita festança preparada com carinho para receber todos os servidores, os visitantes e todos os maranhenses. As melhores atrações da cultura popular do Maranhão estão aqui se apresentando, como o Boi da Maioba”, enfatizou ela, que acompanhou todos as exibições diretamente do palco, com especial atenção quando houve as apresentações das Oficinas de Danças do Sol Nascente e o Boi Creche-Escola Sementinha.
Valorização da cultura maranhense
Presente pelo segundo dia, o deputado Fabio Macedo garantiu que a Assembleia está valorizando a cultura maranhense. “É uma festa linda. Um sucesso total e uma festa que vem se superando. No ano passado, já foi um sucesso e neste ano cresceu muito mais. Quero parabenizar o presidente Othelino e a presidente do Gedema, Ana Paula, pela grandiosa festa. E vai ser muito maior neste domingo, o último dia. Convido a dados para prestigiar.
Parabenizo também a todos os organizadores que estão fazendo esse grande evento. A nossa cultura e nosso grande São João sendo valorizados, através desse grande Arraiá do Povo”, afirmou.
O secretário Carlos Lula foi outra autoridade que destacou a grandiosidade da festança. “É com muita alegria que prestigio esse arraial, que contagia a todos, levando para todo mundo a cultura do Maranhão e aqui a gente faz o melhor São João”, disse.
O diretor Administrativo da Alema, Antino Noleto, participa de toda organização do evento e destacou o empenho da equipe e realizar uma grande festa para os maranhenses. Ilza Lima, diretora da Creche Escola Sementinha, chegou cedo e elogiou a realização do evento como brilhantismo para as brincadeiras.O diretor geral da Mesa Diretora, Bráulio Martins, também marcou presença nos dois dias de festança.
O ex-deputado estadual Carlos Guterres, presidente da Associação dos Ex-Deputados Estaduais do Maranhão, foi outro que destacou a importância do evento e elogiou a iniciativa do presidente Othelino em preservar a cultura maranhenses.
O servidor público Flávio Almeida fez elogio na mesma linha e disse que a cultura do Maranhão está sendo valorizada com a o Arraiá do Povo. O morador do Anjo da Guarda, José de Ribamar Souza, elogiou a Assembleia por valorizar a cultura maranhenses e tem vindo ao evento desde o ano passado.
A cada apresentação, muitas pessoas, que chegaram cedo para registrar a bela decoração em fotos e vídeos, também aproveitaram para eternizar as apresentações fazendo selfies.
Assim como na noite de estreia do Arraiá, na sexta-feira (14), o público voltou a se empolgar com as apresentações e aplaudiu de pé, fazendo questão de elogiar cada momento da festança. Shows musicais e grupos de bumba boi não deixaram ninguém ficar parado. O arraial vai até domingo (16), com programação que inclui bumba boi, quadrilha e cacuriá, além de shows com artistas locais e nacionais, com destaque para as manifestações folclóricas maranhenses.

 

 

Último dia do ‘Arraiá do Povo’ terá Bois Pirilampo, Morros, Nina Rodrigues e o sertanejo Lucas Seabra

 

Waldemar Ter

Agência Assembleia

Último dia do ‘Arraiá do Povo’ terá Bois Pirilampo, Morros, Nina Rodrigues e o sertanejo Lucas Seabra
Prometendo a mesma empolgação dos outros dois dias, por conta da alegria dos brincantes e da variedade das atrações, o terceiro e último dia do ‘Arraiá do Povo’ 2019 terá só nomes de peso na sua programação, que começa às 18:30h, com o Grupo Folia de Três. Em seguida, se apresentam o Boi Pirilampo, o Cacuriá de Dona Teté, o Boi de Morros, Boi de Nina Rodrigues, encerrando com o show do cantor sertanejo Lucas Seabra.
O público também foi grande e muito animado nas duas primeiras noites do ‘Arraiá do Povo’, cantando e dançando embalado pelos ritmos nordestinos e maranhenses.
Em sua segunda edição, o ‘Arraiá do Povo’ é uma iniciativa da Assembleia Legislativa, por meio do Grupo de Esposa de Deputados do Maranhão (Gedema). Começou nesta sexta-feira (14), na área do estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), ao lado do Complexo de Comunicação.
Barracas, bandeirinhas, playground para crianças, espaço reservado para idosos e pessoas com deficiência, setor médico equipado, equipes de segurança e um grande palco compõem a estrutura onde está ocorrendo a festança junina.
Nessas duas noites iniciais, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, e a presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, fizeram uma saudação especial aos participantes e destacaram a rica programação junina no ‘Arraiá do Povo’.
Programação rica
“Este é um espaço para a confraternização entre os servidores e a comunidade, e assim será até domingo. Convidamos a todos para virem para cá, desfrutar desse arraial alegre, seguro e com uma diversificada programação”, afirmou o presidente da Alema, deputado Othelino Neto.
O diretor geral da Casa, Valney Barros, destaca que neste ano o circuito apresenta maior acessibilidade, principalmente às barracas, que foram adaptadas para o atendimento de cadeirantes. A estrutura do arraial conta, ainda, com rampa de acesso na entrada, área reservada para cadeirantes em frente ao palco e acesso especial aos banheiros químicos.
Mais segurança
Na primeira noite, na abertura do evento, houve a apresentação do grupo Folia de Três, formado pelos cantores Emanuel Jesus, Luciana Pinheiro e Anastácia Lia, que também fez a abertura da festa no sábado e repetirá neste último dia.
Na sexta houve, ainda, a apresentação do Boizinho Barrica, Boi Lendas e Magias, Boi de Axixá e do Boi de Maracanã. O show de encerramento da primeira noite junina foi com o cantor cearense Matheus Fernandes.
Já no sábado (15), o ‘Arraiá do Povo’ recebeu, além do Folia de Três, os alunos das oficinas de dança do Programa Sol Nascente, Boizinho da Creche-Escola Sementinha, Boi de Santa Fé, Boi de Sonhos, Boi Novilho Branco, Quadrilharte de Alcântara, Boi da Maioba e Gargamel, fechando a noite com chave de ouro.
De acordo com o diretor de Saúde da Casa, Costa Júnior, os cuidados com a saúde dos visitantes é uma prioridade no arraial, com equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e assistentes sociais de prontidão todas as noites, do início ao final da festança.
Programação de Domingo (16)
18h30 – Grupo Folia de Três
19h00 – Boi Pirilampo
20h00 – Cacuriá de Dona Teté
21h00 – Boi de Morros
22h00 – Boi de Nina Rodrigues
23h00 – Lucas Seabra

Deixe uma resposta